Dicas Do LoL
Legue of Legends é um jogo de estratégia e ação no qual é essencial prestar atenção em pequenos detalhes para obter vantagens sobre seus inimigos e aumentar sua chance de vitória. Composições de times, visibilidade do mapa, número de farms e tempo de recarga de objetivos globais são alguns exemplos que fazem toda a diferença em uma partida. Neste tutorial será explicado como funcionam as rotas e que tipos de campeões são recomendados para cada uma delas.
As lanes
“Lanes” (ou rotas) é como são chamados os três corredores do mapa onde ficam as torres e por ondem os minions (tropas) passam. Existem três: top lane (rota superior), mid lane (rota central) e bot lane (rota inferior). Cada uma delas é o lugar de alguns tipos específicos de campeões e cada lane vem com suas responsabilidades e deveres dentro do time.
- O top laner
A Top Lane, justamente por estar na parte superior do mapa e longe de onde a maior parte dos confrontos acontecem no começo do game, tende a ser uma rota mais baseada em farm (matar tropas para acumular ouro e se equipar melhor). Por esse motivo, os campeões mais indicados para a top lane são os com muito sustain – a capacidade de se manter na rota sem precisar ir à base por um longo período de tempo.
Nela, o que mais vemos são Bruisers, campeões com uma durabilidade elevada e ainda assim capazes de causar alto dano. Alguns exemplos de campeões típicos que se enquadram nessa categoria seriam Jarvan IV, Jax, Irelia, Aatrox e Zac.
As responsabilidades de um top laner incluem proteger o Golem Ancião (time azul) ou Lagartos (time roxo) para evitar invasões do jungler inimigo no início da partida, colocar wards (sentinelas) na parte superior do mapa, ajudar seu jungler caso ele comece pelo buff mais próximo da top lane, destruir as torres da top lane inimiga e eventualmente ajudar a rota central quando as tropas aliadas no topo estiverem avançadas.
Nas team fights, a maioria dos top laners tem a função de “peeler” ou de iniciação. “Peel” significa o ato de proteger os carries do seu time – geralmente o mid laner e o ADC. Isso é feito geralmente focando dano e habilidades de CC – stun (atordoamento), slow (lentidão), silence (silenciar) – nos inimigos que tentarem matá-los.
- O mid laner
A Mid lane é uma das mais importantes do jogo, justamente por estar no meio do mapa e, consequentemente, próxima às outras duas rotas e aos objetivos globais, Dragão e Barão. Nela são encontrados geralmente dois tipos de campeões: AP Carries e Assassins.
AP Carries são os ‘magos’. Campeões geralmente frágeis, mas capazes de causar altas quantidades de dano em pouco tempo. Alguns exemplos de APCs são Lissandra, Ryze, Oriana e Gragas.
Assassins podem ser tanto AP quando AD, possuem alto dano e boa movimentação, com habilidade que facilitam sua aproximação e fuga de team fights, além de permitir que persigam campeões mais facilmente. Alguns exemplos de assassins são Zed (AD), Ahri (AP), Fizz (AP), Kha'Zix (AD), Katarina (AP).
As responsabilidades de um mid laner são: sempre wardar, pois são normalmente campeões frágeis e sua rota é alvo fácil para emboscadas de junglers; estar preparado para ajudar a matar o dragão; farmar o máximo possível, destruir a torre inimiga e proteger a sua e, caso seja do tipo Assassin, ajudar constantemente com ganks em outras rotas.
Durante as team fights, mid laners seguem dois padrões de comportamento: os do tipo Assassin devem focar alvos de alta prioridade (geralmente o mid laner e o ADC do time inimigo), matá-los, se afastar da luta e depois retornar com as habilidades novamente disponíveis para eliminar outro alvo importante. Os “magos” também são capazes de dar muito dano, mas geralmente possuem habilidades com efeitos em área, como o ultimate da Oriana, Morgana ou Zyra, que interrompem as ações de diversos inimigos ao mesmo tempo. Sendo assim, é preciso reconhecer oportunidades valiosas e usar essas habilidades para causar prejuízo a todo o time adversário, especialmente quando estão todos próximos uns aos outros.
- Os bot laners
A Bot lane é a única que, por definição, tem dois campeões. Eles são o Suporte e o AD Carry, e têm trabalhos muito diferentes, porém complementares.
- O suporte
“Suporte” é qualquer campeão que possa ser útil para o time sem precisar de muito ouro. São geralmente campeões com muitas habilidades de crowd-control, campeões com cura ou que possam dar buffs para aliados – aumento de dano, velocidade de ataque, etc. Alguns exemplos de suportes são: Tresh, Sona, Lulu, Nami, Alistar e Taric.
As responsabilidades de um suporte são muitas – provavelmente só equiparadas em quantidade pelas do jungler. Ele precisa colocar wards (porém esta tarefa deve ser compartilhada por todo o time); precisa proteger o ADC e o resto do time, mesmo que morra no processo; deve fazer itens de auras, dando buffs para todo o time, ou de tanker, caso seja um suporte mais robusto, como Alistar e Taric; deve iniciar team fights, caso tenha habilidades de CC em área, como o ultimate da Sona, ou interromper o avanço dos inimigos, e ainda facilitar kills para o ADC.
- O AD Carry
O AD Carry é um dos personagens mais importantes do jogo, mas sem dúvida nenhuma é o mais frágil e o mais focado durante as team fights. São geralmente campeões que atacam à longa distância, que fazem itens caros e que tem como responsabilidade principal causar o máximo de dano possível no time inimigo. Alguns exemplos de ADCs são: Vayne, Caitlyn, Graves e Tristanna.
Além de matar e causar dano, o ADC tem outra responsabilidade essencial: farmar. O farm é importantíssimo porque a cada 20 CS (Creep Score: a quantidade de minions que você matou) você ganha o mesmo valor em gold que teria ganho ao matar um campeão – muitas vezes vale mais a pena continuar farmando do que perder vários minions para correr atrás de uma kill que não é certa. Saber se posicionar é vital, pois evita que você seja focado pelos inimigos e permite que você continue a causar dano durante as lutas.
- O jungler
E por último, mas não menos importante, há o jungler. Ele não ocupa nenhuma lane e evolui matando tropas neutras espalhadas pela selva (área contornada no mapa). Atualmente muitos personagens podem ser junglers: tanks, assassins ou bruisers. Algo essencial, entretanto, é a presença de alguma habilidade de CC e/ou um gap-closer (habilidades de ‘pulo’, que permitam a um campeão cruzar distâncias rapidamente), pois isso facilita os ganks. Alguns exemplos de bons junglers são Jarvan IV, Aatrox, Vi, Nocturne, Nautilus e Lee Sin.
Os junglers possuem muitas responsabilidades num time. Eles precisam cuidar dos buffs (Lizards e Ancient Golem, no mapa) da própria jungle, marcando o tempo no qual eles morrem e nascem e impedindo que o time inimigo tenha acesso a eles. Precisam estar sempre farmando, pois pegam menos kills do que os laners (campeões que ficam nas lanes). Precisam forçar objetivos (Dragão e Barão) ou tentar roubar objetivos sendo feitos pelo time inimigo e também gankar lanes, ajudando seus aliados a conseguir kills ou forçar o uso de Summoner Spells dos inimigos (geralmente Flash ou Ghost, usadas para fugir), aliviando a pressão deles na rota. E enquanto fazem tudo isso, eles ainda precisam prestar atenção no jungler do time inimigo, tentando prever seus movimentos para fazer counter-ganks, ou seja, ajudar seus aliados no momento em que o jungler inimigo aparecer para emboscá-los.
font: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/11/league-legends-entenda-funcoes-de-cada-membro-de-um-time.html
Comentários
Postar um comentário